terça-feira, 6 de novembro de 2012

O que causa a Gaguez...

Caros leitores,

Temos vindo a tratar de certas questões base sobre a gaguez, permitindo alguma compreensão e responder a certas perguntas com que se possam deparar. Neste âmbito, quando começam a surgir as dúvidas do seu filho ser gago ou não, pode vir a pergunta: Mas o que é que causa a gaguez?. Então, é com este "post" que esperamos responder de uma forma sucinta a esta pergunta.

A gaguez é uma patologia de etiologia multifactorial, ou seja, das inúmeras investigações realizadas ainda não se chegou a um consenso sobre o que causará realmente esta patologia. Assim, certos autores dividem a etiologia da gaguez em dois factores:
      • Factores Predisponentes (genética, neurologia, neuroquímica)
      • Factores Precipitantes (ambiente, origem psicológica)

Pesquisas na área da genética apontam para a existência de uma predisposição genética para o desenvolvimento da gaguez, indicando que sensivelmente em cerca de 40 a 50% dos casos diagnosticados, há familiares com esta patologia comunicativa. Estudos sobre a mutação genética,  ao nível do gene GNPTSB, que pode ser capaz de alterar o funcionamento normal de células cerebrais localizadas no centro de controle da fala. Pesquisas na área da neurologia parecem apontar para uma maior actividade do hemisfério direito no processamento da fala das pessoas com gaguez, em comparação com as pessoas fluentes, cujo hemisfério esquerdo é o mais activo.

Por outros lado temos os Factores Precipitantes ao nível socioambiental, que segundo Gaiolas, o ambiente não é tido como uma das causas da gaguez mas como um factor externo que influencia a instalação e o agravamento da gaguez. Autores defendem que os modelos de fala das figuras significativas podem afectar a fluência da criança. Segundo Gaiolas, a gaguez aparecer como sendo de origem psicológica não é correcto, sobre este tema acredita-se que a ansiedade e os distúrbios emocionais/psicológicos são apenas uma consequência da gaguez, e não uma causa.


Concluindo, não existe nada de concreto acerca da/s causa/s da gaguez. Sugere-se, contudo, que o que esteja na origem da instalação desta patologia seja a combinação de algumas das teorias descritas. Apenas como certo pode-se ter que as causas da gaguez diferem de pessoa para pessoa, daí ser tão complexa a identificação da etiologia desta patologia.

(Gaiolas, M. (2010). Gaguez da Infância à Adolescência. Cascais: Vogais & Co.)




Um comentário:

  1. Tenho uma neta que começou a falar muito cedo e bem. Por volta dos 2 anos idade começou a dar sinais de gaguez mas passou passado algum tempo.

    Agora com 3 anos volta a dar sinais mas mais acentuados. " e........eu quero..., A......acontece" são alguns exemplos.

    A minha neta tem um tio em linha recta que sofre de gaguez grave hà muitos anos. Será isto um caso hereditário? Será uma fase que passa normalmente?

    Pode ajudar p.f e dar algum conselho no sentido de avaliar este problema.?

    ResponderExcluir