sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tropeçar nas palavras

Caro leitores,

Ao longo dos vários post's temos falado sobre o que é a gaguez, as suas causas, basicamente o conhecimento básico sobre a temática abordada. Descrevemos a gaguez como sendo uma perturbação da fluência, um nome estranho podem vocês pensar...

No post "Sobre a fala..." tentámos explicar-vos em que consistia o ato de falar. Agora vamos tentar explicar como falamos.
Por exemplo quando dizemos: "Aquela rapariga fala tão depressa que às vezes não consigo entender!". Isto acontece porque a fluência tem uma relação muito estreita com o tempo. A cadência da fala "parece-nos normal" quando:
    • o tempo que a pessoa demora a dizer algo é confortável (nem muito depressa ou devagar);
    • o ritmo  das palavras permite uma boa dicção, logo compreensão;
    • não tem demasiadas pausas, hesitações, repetições, reformulações...
    • a entoação é correta, das frases (p.ex. perguntas e exclamações) e das palavras;
    • a pessoa domina a sua língua natural 
Aspetos que as crianças mais pequenas ainda estão a aprender a dominar!

Num post anterior falámos-vos da disfluência fisiológica e da gaguez (aqui). Relembramos que é normal uma criança pequena apresentar pequenas disfluências como as repetições, interjeições, prolongamentos, revisões... Sendo que as primeiras são mais comuns em crianças mais novas e as últimas em crianças mais velhas.

No entanto, se é um pai que está preocupado com a fala do seu filho, um dos pontos chave da disfluência em idades tão precoces prende-se com o facto de a criança ter, ou não, consciência desses pequenos tropeções! E mais, se apresenta algum tipo de frustação com estes. Esta questão será tratada num outro post, onde explicaremos as atitudes das crianças relativamente às suas disfluências.

"O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário."
Lucius Annaeus Seneca

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